Eco Vida-Sustentabilidade 
Criar um Site Grátis Fantástico
Reservas Ambientais
Reservas Ambientais

reserva biológica consiste em uma categoria ambiental na legislação brasileira. Uma reserva ambiental tem como objetivo a preservação integral da biodiversidade e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais. O Brasil possui 298 unidades de conservação protegidas pelo governo federal, sendo 126 de preservação integral, além de 429 reservas particulares de patrimônio natural. Dessas unidades de conservação, me cabe citar e falar de algumas delas:

 

- Reserva Biológica de Gurupi:

 A reserva é localizada no município de Carutapera, oeste  do Estado do Maranhão. Inicialmente criada como Reserva Florestal, em 1961, foi reduzida, mudando, em 1988, sua categoria de manejo, em função da existência de três áreas indígenas no seu interior. Estão presentes na zona de transição, as áreas indígenas Caru, Awá e Alto-Turiaçu; sendo que apenas a Awá ainda não foi demarcada.

  Por ser um floresta tropical úmida, possui grande diversidade de fauna e flora, com 21 espécies de aves consideradas vulneráveis e 4 espécies de mamíferos ameaçados de extinção na Reserva. A ave símbolo do Brasil, ararajuba (Aratinga guarouba) habita a Reserva. Uma espécie de primata, cairara caapor (Cebus kaaporii), é endêmica da região.

- Parque Nacional das Chapada dos Veadeiros

      A reserva foi fundada por Juscelino Kubitschek, um amante   de coisas caipiras, portanto amante do Centro-      Oeste brasileiro. A criação do parque é um dos atos de    descentralização do país; Ele também é famoso pelos seus  inúmeros veados que podem ser definidos como escoteiros  que queimam a rosca nos vários acampamentos da  chapada.

 Seu clima é semi-árido e sua vegetação é típica da savana,  também não há muito animais na Chapada, mas podemos  encontrar cervos, veados e bambis com o lobo-guará no  topo da cadeia alimentar.

 

- Mata Atlântica

Trata-se de um conjunto de porções remanescentes da própria Mata Atlântica, demarcada assim pela UNESCO.     

A sua área foi reconhecida em cinco fases sucessivas, entre 1991 e 2002, e foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil.

É a maior reserva da biosfera em área florestada do planeta, com cerca de 35 milhões de hectares, abrangendo áreas de 15 dos 17 estados brasileiros onde ocorre a Mata Atlântica, o que permite sua atuação na escala de todo o Bioma.



 

 

 

 




Total de visitas: 76276